Vulcão Kilauea

In Glogpedia

by ali134
Last updated 8 years ago

Discipline:
Science
Subject:
Earth Sciences
Grade:
7

Toggle fullscreen Print glog
Vulcão Kilauea

Vulcão Kilauea

Onde se situa?

Nome: Kilauea (significa “cuspindo” ou então “espalhado”)Localiza-se no Parque Nacional de Vulcões País: HavaiContinente: Estados Unidos da AméricaÉ considerado pelos cientistas o vulcão mais ativo do mundo.Última erupção: 5 de agosto de 2011

Informação básica:

Tipo de vulcão:É um vulcão escudo, ou seja, é uma estrutura vulcânica com ampla área de cume e os lados (flancos) com uma pequena inclinação. Esses vulcões são construídos lentamente pela extrusão de milhares de fluxos de lava, altamente fluidas, que se espalham sobre grandes distâncias. Um dos muitos aspectos característicos da morfologia vulcânica é a existência de caldeiras, que resultam do desaparecimento, parcial ou total do cone vulcânico.As caldeiras apresentam geralmente contornos circulares ou elípticos.

O seu tipo de erupção é efusiva, emissão tranquila e silenciosa de lava e os gases libertam-se suavemente.Lava muito fluida (pouco viscosa, devido ao baixo teor de sílica), que solidifica lentamente. Formam-se escoadas extensas de lava, lagos e rios de lava.Nessas erupções libertam-se materiais gasosos (vapor de água, dióxido de enxofre, dióxido de carbono), líquidos (lava) e sólidos. O fluxo de lava e os respingos das fontes de fogo destroem a vegetação ou as árvores ao redor, mas o fluxo é, em geral, tão lento que as pessoas têm bastante tempo para escapar com segurança. Um dos benefícios é o aumento de fertilidade dos solos.

A Grande Ilha do Havaí é o lar de alguns dos vulcões mais ativos do mundo. Porém, nenhum é tão dinâmico e espetacular como o Kilauea, que está em erupção, quase sem parar, desde 1983. A sua mais recente explosão foi tão grande que, pela primeira vez, a lava expelida percorreu a distância de cerca de 11 km até o mar. Apesar de ser um espetáculo muito bonito, pode ser também muito perigoso - não apenas por causa do gás emitido, mas porque as ondas batem na lava quente e podem espirrar água fervente e até mesmo, pequenas partículas de vidro vulcânico.

Enquadramento geológico:O Kilauea é o mais recente dos vulcões que emergiram e criaram as ilhas do arquipélago havaiano, devido ao movimento da Placa do Pacífico (uma das placas tectônicas que compôem a superfície terrestre) em direção à região do vulcão submerso Lo´ihi, movimento que ainda nos nossos dias ocorre..

Na tradição local, o povo havaiano acredita que o vulcão é habitado pelo deusa dos vulcões, Pele. As lendas e cantos tribais dos habitantes da região afirmam que sempre que a deusa se encontra irritada, o vulcão entra em erupção.No Havai existe um ditado que diz: Cuidado com as velhas, pois uma delas pode ser Pele!!!

A maioria das pessoas quando pensam no Havaí imaginam coqueiros, praias com areia branca e a dança do hula-hula. No entanto, além do clima agradável e das paisagens espetaculares, o Havaí também tem história, cultura, economia admirável, atividades ao ar livre e uma ativa vida noturna. Pesquisas realizadas mostram que o Havaí é um dos procurados destinos entre os turistas do mundo inteiro.No decorrer dos anos, o estado tornou-se um modelo para que muitas raças diferentes convivam em paz, lado a lado.

Em quase todo o Havaí a temperatura é agradável: entre 23°C e 31°C de abril a outubro, e mais fria e húmida, entre 18°C e 28°C, de novembro a março.

Alice Pereira nº1 7ºC

FontesImagens- Google ImagesInformações acerca do vulcão- Infoescolas e Google


Comments

    There are no comments for this Glog.