STC

by tiajumae
Last updated 10 years ago

Discipline:
No category
Subject:
No topic

Toggle fullscreen Print glog
STC

Redes GSM, GPRS e 3G

GSM: quer dizer em inglês Global System for Mobile Communications, foi criada na década de 80 intuito de oferecer tecnologia digital de telefonia celular a toda a Europa. Teve como vantagens novos serviços, tais como o envio de mensagens de texto, melhor cobertura das redes operadoras, melhor qualidade na comunicação por voz, tudo isso a preços reduzidos. Normalmente também pode ser designada por (2G).

GPRS: General Packet Radio Service, geralmente associado ao sistema GSM, com a evolução da internet, a população em geral teve necessidade de se conectar á mesma através do telemóvel, aparecendo assim a rede GPRS, que é um serviço permanente de transferência de dados por pacotes, tendo como único encargo a quantidade de dados transferido. Usada apenas para serviços básicos, tais como consultar emails, enviar mensagens de multimédia, fotografias, realização de vídeo chamadas de fraca qualidade. Pode ser designada por (2,5G).

Já a rede 3G tem como vantagens garantir uma velocidade de tráfego de dados em média 15 vezes maiores que as actuais, faz downloads mais rápidos e melhor acesso a internet, tendo novas funcionalidades com melhor desempenho e altas taxas de transmissão de dados, tais como, ver televisão pelo telemóvel, vídeo chamadas de grande qualidade. Esta rede como todas as outras também tem as suas desvantagens. Podemos dizer que a GSM tem melhor cobertura de rede pois a 3G não tem uma cobertura de rede tão abrangente. Outras das desvantagens da 3G é que esta gasta mais bateria e com isso o gasto de energia vai aumentando.

Actualmente, a tecnologia GSM é a mais utilizada no mundo, porque dá suporte a melhorias no sistema com um custo menor. A tendência é a migração de todo a rede telefónica para serviços de terceira geração, com transferência de imagem, som e dados muito rápida, e onde conseguem aceder suas informações onde quer que esteja.


Tags

stc

Comments

    There are no comments for this Glog.