São Tomé e Príncipe

In Glogpedia

by paulomonteiro
Last updated 4 years ago

Discipline:
Social Studies
Subject:
Geography

Toggle fullscreen Print glog
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe

Lingua

Gastronomia

Geografia

Capital: São ToméHab:187 356

Natureza

O Parque Natural Ôbo é uma reserva natural de São Tomé e Príncipe.Foi criado em 2006, com o objetivo de proteger a grande biodiversidade existente no arquipélago. Ocupa uma área de cerca de 235 km2 na ilha de São Tomé e de cerca de 85 km2 na ilha do Príncipe.O parque é conhecido internacionalmente entre os ambientalistas pelas suas florestas densas e ricas em biodiversidade. Caracteriza-se pela grande variedade de biótopos, pois podemos encontrar no arquipélago floresta de montanha, mangais e área de savana.O Parque Natural Ôbo pode dividir-se no Parque Natural de São Tomé e no Parque Natural do Príncipe.

O português são-tomense é um dialeto da língua portuguesa falado em Sâo Tomé e Príncipe.O Portugues falado em São Tomé tem muitas caracteristicas do português arcaico na prenucia, era a lingua falada pela populaçao culta pela classe media e pelos donos das propriedades.A pronuncia, a gramatica e a sintaxe sao semelhantes ao português brasileiro.Actualmente quase toda a populacao fala portugues do brasil , tirando a classe alta e politicos que utilizam o portugues europeu.

São Tomé e Príncipe é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, a cerca de 300 km da costa ocidental de África, composto por duas ilhas principais,São Tomé e Principe e por várias ilhotas, entre as quais o ilhéu das Rolas atravessado pela linha do Equador.Tem um clima do tipo equatorial, quente e húmido, com temperaturas médias anuais que variam entre os 22°C e os 30 °C.

O peixe é um elemento proeminente na cozinha são-tomense. Os peixes são normalmente muito frescos o que os torna mais saborosos. Para os apreciadores de mariscos, a lagosta, a santola, o búzio, o polvo e o choco são muito apreciados. A banana é confeccionada de várias formas, cozida, frita ou assada acompanhada de legumes com o peixe cozido ou grelhado. O calulú, prato tradicional muito apreciado por famílias são-tomenses que assemelha-se a uma sopa com peixe seco ou carne, serve-se acompanhado de puré de banana ou de arroz cozido. De uma forma geral, a cozinha são-tomense é rica e com elevado valor nutritivo em proteína animal e vegetal.

Arte

Formadora:Isabel Miguel

O único Museu de São Tomé e Príncipe está instalado no Forte de São Sebastião, no extremo norte da cidade de São Tomé.Inaugurado a 11 de Julho de 1976, o espólio do Museu Nacional de São Tomé e Príncipe resultou da recolha de objectos como peças de arte das propriedades agrícolas, documentos históricos e artísticos dos departamentos públicos e residências do Estado, da Câmara Municipal de S. Tomé, Câmara Eclesiástica da Diocese de S. Tomé.Pessoas ligadas a arte:Almada Negreiros (Pintor)Viana da Mota (Músico)Alda do Espírito Santo (escritora)Conceição Lima (Poeta)

Formando:Paulo Monteiro


Comments

    There are no comments for this Glog.