Revolucao Industrial

In Glogpedia

by brigide
Last updated 4 years ago

Discipline:
Social Studies
Subject:
American History
Grade:
6,7,8,9,10,11,12

Toggle fullscreen Print glog
Revolucao Industrial

FATORES QUE AJUDARAM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:Até o final do século XVIII, a maioria da população da Europa ainda vivia no campo, sob o esquema: produzir para consumir. Mas isso começava a mudar com o desenvolvimento das capitais e centros de comércio.Na Inglaterra e na França, por exemplo, já existiam as manufaturas (onde artesãos realizavam seus trabalhos, porém eram subordinados ao proprietário).A máquina a vapor foi construída na Inglaterra, isso foi considerado um grande avanço já que as máquinas poupavam o tempo do trabalho humano e, teoricamente, ainda produziam mais.Com a produção maior, por causa das máquinas, vieram maiores lucros e consequentemente, mais investimentos em indústrias por parte dos empresários.

Revolução industrial

A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.Até o final do século XVIII a maioria da população européia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.Diante disso, alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecidos como “os quebradores de máquinas“. Outros movimentos também surgiram nessa época com o objetivo de defender o trabalhador.O trabalhador em razão deste processo perdeu o conhecimento de todo a técnica de fabricação passando a executar apenas uma etapa.

A diferença:artesanato: trabalho manual e lento, um ou poucos funcionários, pouca produção, lucro de subsistência (apenas para gastos básicos do artesão).  manufatura: trabalho manual e rápido, alguns funcionários, média produção, lucro de reinvestimento (apenas para gastos básicos da empresa).  maquinofatura: trabalho mecânico e muito rápido, muitos funcionários, grande produção, lucro de enriquecimento (reinvestimento + enriquecimentos do dono ou dos sócios).


Comments

    There are no comments for this Glog.