O codigo da vida o criminoso

In Glogpedia

by cristiana09
Last updated 4 years ago

Discipline:
Science
Subject:
Cell Biology
Grade:
8,9,10,11,12

Toggle fullscreen Print glog
O codigo da vida o criminoso

Divindo os alunos por grupo e é lhes fornecido um protocolo, como está ao lado. É lhes pedido que sigam o que la se encontra para se puder se verificar quem é o possivel suspeito do crime que nos é apresentado.

O que é a eletroforese?A eletroforese é uma técnica de separação de moléculas que envolve a migração de partículas em um determinado gel durante a aplicação de uma diferença de potencial.

"O Código da vida, o Criminoso"

Para que serve?É utilizada para separar proteínas e moléculas de DNA e RNA.O que podemos concluir?A eletroforese permite-nos visualizar se há paresenças entre o DNA da nossa amostra e os 'suspeitos'.

Em teoria:O DNA tem carga negativa devivo ao seu grupo fosfato.As particulas menores do DNA deslocam-se mais rapido que as particulas maiores.

Utilizando as imagens acima podemos usar outros maneiras que nos ajudam a ter maior rigor no nosso trabalho como investigadores.Seguindo o protocolo fornecido pela instituição e claro com ajuda da investigadora 'chefe' procedemos de modo a obter as provas, Essas provas seriam levadas para o laboratorio onde serão analisadas e retiradas as conclusões.

Utiliza-se pelo menos duas enzimas para se observar melhor a migração do DNA.

Os fragmentos de DNA são obtidos atravéz das enzimas de restrição. Essas enzimas reconhecem uma sequência de nucléotidos especificos do DNA , sendo que tem a capacidade de os fragmentar.

Na eletroforese devemos colocar os fragmentos de DNA no polo negativo. Este quando recebe energia migra do polo negativo para o positivo pois existe repulsão entre os fragmentos de DNA e o polo negativo da maquina, para alem da repulsão existe uma força de atração entre os fragmentos de DNA e o polo positivo.

Se observarmos a imagem ao lado, poderemos concluir o mesmo que concluimos na nossa experiência no IPATIMUP, que há pelo menos um suspeito que tem as bandas igual às do criminoso. Estes resultados são 93% eficazes.


Comments

    There are no comments for this Glog.