Independencia da America Espanhola

In Glogpedia

by carolignacio07
Last updated 5 years ago

Discipline:
Social Studies
Subject:
American History

Toggle fullscreen Print glog
Independencia da America Espanhola

- México: 1821 - Venezuela: 1811- Peru: 1821 - Bolívia: 1825- Argentina: 1816 - Colombia: 1811- Paraguai: 1813 - Equador: 1811- Uruguai: 1815 - Chile: 1818- Independencia do Haiti

Diante da exploração e injustiças adotadas pela Espanha na América, a partir do século XVIII começa a brotar um movimento de resistência nas colônias, liderado pelos criollos. As lutas pela independência ocorreram entre os anos de 1810 e 1833. No início foram duramente reprimidas pelos espanhóis, mas na sua segunda fase, ajudadas pela Inglaterra e EUA, conseguiu-se a emancipação das colônias espanholas.Clique aqui para saber mais sobre o tema.

Independência Da América Espanhola

Símon Bolívar, o Libertador

Símon Bolívar, conhecido com "O Libertador", foi uma das pessoas mais influentes no processo de emancipação da América Espanhola. Países como Colômbia, Panamá, Perú, Equador, Bolívia e Venezuela devem sua emancipação a essa figura brilhante. Para saber mais sobre ele, clique aqui.

-Falta de uniformidade nas colônias espanholas;-Pacto Colonial bastante estreito, além das explorações das colônias pela metrópole;-Invasão Napoleônica no território espanhol, com a consequente substituição do rei por José Bonaparte;-Criação de juntas governativas nas colônias, partindo dos cabildos.-Surgimento da ideia de emancipação, com base nas ideias iluministas.

Contexto histórico

O que foi?

Linha do tempo

“Juro por Deus, juro por meus pais e juro por minha honra que não descansarei enquanto viver até que tenha libertado a minha pátria.” - Símon Bolívar

Bolivarismo

O bolivarismo foi um movimento político libertário da América Latina, inspirado nas ações do militar venezuelano Simón Bolívar, o qual visava a união da América Latina por meio de um corpo de leis em comum para se tratar de políticas externas. Para saber mais, clique aqui.

Bolivarismo

Como era

Após a Independência

Consequências

Por: Maria Carolina R. Ignácio

Vídeo para um melhor entendimento

- Ascenção política dos criollos nas ex-colônias;- Conquista da liberdade econômica, que favoreceu financeiramente e politicamente a aristocracia;- Criação de dependência econômica com relação à Inglaterra, maior potência mercantil do século XIX;- Infelizmente, a independência política não significou a diminuição das desigualdades e injustiças sociais nas ex-colônias espanholas. - Instalação do sistema republicano em que, através das eleições, as elites se perpetuavam no poder.


Comments

    There are no comments for this Glog.