Deserto

In Glogpedia

by biologia35
Last updated 8 years ago

Discipline:
Science
Subject:
Ecosystems
Grade:
12

Toggle fullscreen Print glog
Deserto

Além dos desertos quentes, há os frios, os paleodesertos e os polares.

Desertos Frios:Apresentam temperatura média anual inferior a 18°C. Resultam dos mesmos fatores que originam os desertos quentes, mas são frios porque se localizam em regiões de média latitude (entre 40°C e 60°C). A aridez destes desertos decorre da existência de cordilheiras ou da continentalidade, ou seja, a distância dos oceanos.

Deserto

Trata-se de um clima quente e muito seco, com índices pluviométricos inferiores a 250mm anuais. Devido à aridez, de dia a temperatura chega a 45 °C e a noite -5 °C.O clima desértico geralmente ocorre em latitudes entre 15° e 30º. A baixa pluviosidade dá aos locais de clima desértico sua fisionomia característica, com solo árido e flora esparsa e seca.

Os solos que se formam em climas áridos são predominantemente minerais com pouca matéria orgânica. A repetida acumulação de água em alguns solos forma muitos depósitos de sal.

A maioria das plantas do deserto são tolerantes à seca e à salinidade, tais como as xerófitas. Algumas armazenam água em suas folhas, raízes e caules. Outras plantas do deserto têm longas raízes que penetram até o lençol freático, firmam o solo e evitam a erosão. Os caules e folhas de algumas plantas reduzem a velocidade superficial dos ventos que carregam areia, protegendo assim o solo da erosão.

Desertos de sal:Possui clima quente durante o dia e frio à noite, mas ao longo do ano é seco, apresentando variações de temperatura que vão de 0 °C a 40 °C. A falta de chuva nessa região é devida às correntes marinhas do Pacífico. A corrente marinha de Humboldt, deixa o ar muito frio, que ao se chocar com as correntes quentes do Pacífico geram condensação e consequentemente chuva. Porém, até chegar no deserto, as nuvens se descarregam chegando lá já vazias, fazendo com que não chova lá. Já foi registrado como o menor índice pluviométrico do planeta.

Os animais e as plantas recorrem a várias estratégias para sobreviver em condições de secura, por exemplo armazenament de água, hibernar, etc.

Ocorrência de deserto no mundo.

Problemas ecológicos:Pastoreio tornou-se um problema, pois alterou a cobertura vegetal. O solo é praticamente deixado nu e portanto altamente susceptível à erosão pelo vento e pela água.Nas regiões mais áridas, a presença humana não é muito forte.

Paleodesertos:Antigas áreas desérticas presentes em regiões não-áridas formam os chamados paleodesertos

Desertos Polares:cobertos por neve e que possuem precipitação anual inferior a 250 mm


Tags

Comments

    There are no comments for this Glog.