Ciência Polar

In Glogpedia

by joaname
Last updated 4 years ago

Discipline:
Social Studies
Subject:
Geography

Toggle fullscreen Print glog
Ciência Polar

Joana Encarnação5º E | Nº 12

A Ciência Polar é a investigação ocorrente nas zonas polares, referente à biologia, à geologia, à medicina, entre outras áreas. A Ciência Polar preocupa-se também com questões científicas como por exemplo: o aumento do nível da água do mar, ou as causas do degelo, entre outras questões igualmente pertinentes.

O que é?

Ciência Polar

As zonas polares e glaciares estão a derreter devido ao aumento global das temperaturas e essa fusão desencadeia novos aumentos, causando no planeta não só a subida dos mares, como mudanças climáticas bruscas. Isto alimentou-se sobretudo, dos gases lançados para a atmosfera pelas atividades industriais. Cerca de 40% da população mundial pode ficar afetada na sobrevivência ou modo de vida, pela fusão dos glaciares e neve que cobrem em permanência, algumas zonas do globo.

Factos

*Reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera;*Reduzir a pegada ecológica;*Poupar água;*Separar e Reciclar o lixo;*Utilizar energias limpas e renováveis;*Plantar árvores;*Utilizar transportes públicos;*Entre outras...

Soluções

Além das consequências diretas da fusão dos gelos, envolvendo a extinção de várias espécies, o fenómeno pode trazer maior subida das temperaturas médias. Sendo que o branco das superfícies geladas devolve para a atmosfera até 80% da radiação solar; a sua redução acelerará o aquecimento.No Ártico, as últimas décadas revelaram um recuo dos gelos em 12% da superfície no verão e em 7% no inverno. A continuar o fenómeno só poderá ter de positivo e para o interesse de alguns países, a abertura de novas rotas de navegação comercial.

Visitar: www.ciencia20.up.pt

José Xavier

É importante que haja a participação de todos os intervenientes sociais, para que a investigação e inovação responsáveis aconteçam de forma a encontrar soluções para os problemas. Assim, deverá haverá equilíbrio na igualdade de género. É urgente melhorar o ensino das ciências nas escolas, despertando os alunos desde cedo para a importância que as ciências têm na nossa vida. O acesso aos resultados das investigações científicas (financiadas pelo dinheiro público) deve ser livre e sem restrições. A investigação e inovação responsáveis devem respeitar os direitos e as leis. Os decisores políticos devem desenvolver um trabalho que privilegie todos os aspetos referidos anteriormente.

Investigação e Inovação Responsáveis


Comments

    There are no comments for this Glog.