Antibióticos

In Glogpedia

by rosaliaribeiro
Last updated 6 years ago

Discipline:
Science
Subject:
Chemistry

Toggle fullscreen Print glog
Antibióticos

O que é um antibiótico?

Os antibióticos(fonte: Instituto Nacional Ricardo Jorge http://www.insa.pt/

O que é a resistência aos antibióticos?

Os antibióticos poderão ter uma atividade “bactericida” se matam as bactérias ou uma atividade “bacteriostática” se apenas inibem a multiplicação e o crescimento bacteriano. Neste último caso, o hospedeiro infetado tem tempo para ativar a sua resposta imunitária e eliminar o agente infecioso, enquanto que em casos de doentes com sistemas imunitários debilitados e incapazes de destruir o agente bacteriano são preferencialmente utilizados os antibióticos com ação bactericida. Em qualquer dos casos, os antibióticos atuam atacando a parede bacteriana, a membrana celular ou outros constituintes bacterianos necessários para a vida e reprodução bacteriana.

Como actuam os antibióticos?

A resistência aos antibióticos ocorre quando estes perdem a capacidade de controlar o crescimento ou morte bacteriana; ou seja, é a forma que as bactérias encontram para neutralizar o efeito do antibiótico.Assim, uma bactéria é considerada resistente a determinado antibiótico quando continua a multiplicar-se na presença de níveis terapêuticos desse antibiótico.

Como podemos contribuir individualmente para evitar a resistência aos antibióticos?- Tomar antibióticos apenas quando é necessário.- Uma boa higiene é também fundamental.- Lavar as mãos com frequência utilizando água e sabão (“o melhor desinfetante”): previne a doença e, portanto, o uso de antibióticos.- Cozinhar bem os alimentos e ter cuidados de higiene na sua confeção: previne as toxi-infeções alimentares, e, portanto, o uso de antibióticos.

http://goo.gl/zYtv3L

Porque é que as bactérias se tornam resistentes aos antibióticos?Quando uma bactéria é susceptível a determinado antibiótico é destruída por ação do mesmo, no entanto permanecem as bactérias resistentes, então as únicas a proliferar. Assim, estas bactérias resistentes permanecerão no local de infeção e tornam-se predominantes após acção sucessiva de antibiótico (pressão de selecção).O principal factor favorecedor da resistência aos antibióticos, e que se relaciona diretamente com os nossos hábitos terapêuticos, do qual temos que tomar consciência, é a pressão de seleção exercida pelo uso intensivo, muitas vezes excessivo, da antibioterapia. Os antibióticos, por vezes, são vendidos sem prescrição médica e, frequentemente, os doentes tomam antibióticos desnecessariamente, nomeadamente para tratamento de doenças virais (gripe).O perigo da utilização intensiva de antibióticos ultrapassa, muitas vezes, o domínio médico, pois estes são também largamente utilizados na criação de gado, piscicultura, indústria alimentar, etc.

Antibióticos são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que têm a capacidade de impedir a multiplicação de bactérias ou de as destruir, sem ter efeitos tóxicos para o homem ou animal.As principais fontes de antibióticos usados hoje em clínica são produtos naturais: fungos (Penicillium produtor de Penicilina) ou bactérias. No entanto, há já alguns anos, existem antibióticos totalmente sintéticos (como as sulfamidas). Os antibióticos são totalmente ineficazes contra os vírus.Antimicrobiano é um termo genérico que pretende englobar todas as substâncias químicas com atividade sobre os diferentes microrganismos: antibióticos ou antibacterianos (quando atuam em bactérias); antivirais - quando atuam em vírus; antifúngicos (quando atuam em fungos) e antiparasitários (quando atuam em parasitas).

VÊ ESTE VÍDEO PARA SABERES MAIS!

http://goo.gl/5K71vy

http://goo.gl/zEVCSn

http://goo.gl/xeyIHO

http://goo.gl/zYtv3L

http://goo.gl/zYtv3L

http://goo.gl/gi5e86


Comments

    There are no comments for this Glog.