Next-Gen

Hekla

by AndreFRS
Last updated 4 years ago

Discipline:
Science
Subject:
Biology

Test Glog

Vulcão Hekla, Islândia

Identificação e referências:fotosantesedepois.comwikipedia.orggoogle.ptonline24.ptarcauniversal.commeteopt.com

O vulcão Hekla situa-se no Sul da Islândia, a cerca de 110 km de distância da capital do país (Reikjavik) e situa-se entre a Placa Norte-Americana e a Placa Euroasiática. Os limites associados à formação deste vulcão são limites convergentes ou destrutivos.O cone vulcânico deste vulcão é um cone intermédio e não é tão baixo e largo nem é muito alto e estreito..Este vulcão tem uma erupção mista, ou seja, durante a sua erupção liberta piroclastos e lava. Neste caso, a lava não é muito fluida nem muito viscosa, ou seja, é intermédia.

No séc. XVI, CasperPeucer escreveu que as Portas do Inferno podiam ser encontradas nas profundezas do abismo de Hekla. Ainda existe a lenda que bruxas se juntam no vulcão para celebrar a Páscoa. Na sua última erupção (26 fevereiro-> 8 março) as suas cinzas atingiram uma altura de 12km em 32 minutos!

Em islandês, Hekla é a palavra para uma capa curta, que se pode referir à nuvem que paira frequentemente sobre o cume do vulcão. Antigamente, as pessoas mencionam o Hekla como a prisão de Judas.

Quando não estou em erupção, a população e os turistas, mediante a altura do ano, podem fazer esqui e caminhadas praticamente até ao meu cume e passear pela vegetação existente perto de mim!

O FlateyBookAnnal escreveu sobre a erupção de 1341 que as pessoas viram pássaros grandes e pequenos a voar no fogo da montanha, sendo levados para serem almas.

André Santos7ºC nº2


Tags

Comments

    There are no comments for this Glog.